Outras formas


Webs on Digital Screen - Teias em Tela Digital


Vídeo de Abertura


Retalhos - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel.

O projeto "Tela Digital" é apresentado para mostrar o universo da criação com a intenção de evoluir e parte do princípio que uma competência nunca está pronta totalmente, por mais que seja evidente nas ações de uma pessoa.

Criar e reinventar significa evoluir suas habilidades básicas, operacionais e globais dentro de uma competência, pois nossas ações envolverão o pensar para aprender em todas as etapas: pesquisa, produção e publicação.

Outro ponto do projeto é a utilização da tecnologia como forma de produzir arte e estimular o desenvolvimento para profissões que o futuro certamente terá, mas que por hora é conteúdo didático da escola.

Jardim - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel.

Há publicações de outros anos com outras propostas do "Tela Digital", mas adianto que o importante é criar a ideia de sua turma, com o software que utilizei ou com outros. 

Uma ideia nos serve para um fim e a ideia dos outros pode nos trazer outras ideias, por mais que pareça brincadeira, é essa a intenção deste projeto: provocar ideias e ações!

Som - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel

São 30 telas para provocar as suas com seus alunos!

Baseados em Freinet e suas oficinas podemos criar duas fontes de aprender: Arte e Tecnologia com a construção do blog ou outro canal de publicação e a utilização dos softwares para produção.

O aplicativo utilizado: Flow Paper que é gratuito na Google Play, mas também utilizei a versão paga.

Conchas - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel.

Disponibilizei na sequencia desta publicação: telas construídas com o software "FotoScape" (disponível gratuitamente no baixaki) e os desenhos realizados direto no tablet.

Os desenhos estão identificados como "processo" para exemplificar melhor o processo.


Reflexão - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel.

Celeste - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel.

Vento - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel.

Cinza - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel.

Cinza e Vermelho - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel

Cinza, Vermelho e Verde - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel.

Cinza, Vermelho, Verde, Azul e Amarelo - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel.

Mistura - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel.

Inverno - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel.

Água - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel.

Você - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel.

Flag - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel.

Doce - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel.

Limão - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel

Estações - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel.

Luz - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel.

Natural - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel.

Visão - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel.

Cegueira - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel.

Movimento - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel.

Inércia - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel.

Louva-Deus - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel.

Gafanhoto - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel

Outros - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel.

Diversidade - Tela Digital 2013 - MARTINS, Leandro Wendel.

Processo: 













Não importa se você acha que não consegue: tente!

Arte é para o artista: você!




Que tal contar uma história diferente no Natal?

Lembrei dessa atividade que realizei quando era aluno e que repeti algumas vezes com as crianças e com professores durante os nossos encontros.
Visitei o blog da Amiga da Educação, pois lá está publicada uma sugestão de confecção, confiram!

Era uma vez uma árvore de natal diferente, pois ela era enfeitada com anjos e não com bolinhas e outras coisas!
Esses anjos são como borboletas que se preparam para sair do casulo e voarem para outros locais.
Ao final da jornada eles visitarão outras casas e enfeitarão outras festas de Natal.

- Cada criança deve montar dois anjos:

- Cabeça (Cartolina, lápis nº 2 e canetinhas) - Usem a criatividade as minhas tinham o cabelo coberto com purpurina dourada. Depois de cortá-las e pintá-las aplicava a purpurina e as deixava prontas para colar no corpo;

- Corpo (Papel espelho dourado ou de outras cores) - Corte um retângulo de papel espelho com 15 cm de altura por 10 cm de largura. Risque os 10 cm de largura em faixas de 1 cm e dobre um por um, fazendo uma sanfona. Depois cole uma das pontas para formar um leque;

- Asas (Papel espelho dourado ou de outras cores) - Corte um retângulo de papel espelho com 15 cm de altura por 10 cm de largura. Risque os 10 cm de largura em faixas de 1 cm e dobre um por um, fazendo uma sanfona. Depois dobre ao meio formando dois leques com 5 cm de comprimento, são as duas asas;

Montagem - Cole o corpo (leque maior) nas asas (leque duplo), aplique a cola e espere secar (coloque um pregador para que a cola fixe bem as duas peças. Depois de seca, cole a cabeça já enfeitada e pintada.

Vocês também podem cortar tiras de 1 cm de papel espelho prata e cortá-las com tesoura de serrilhar. Aplique nas bordas das assas e do corpo (antes de dobrar o papel). Dará um acabamento bacana.

Agora, vamos enfeitar o pinheiro que deve ficar no corredor da escola para todos verem o projeto. 

Professor, caso perceba que o pinheiro é muito grande ou pequeno em relação ao número de alunos, você poderá aumentar o número de anjos confeccionados.

Cada criança coloca seus anjos no pinheiro e no último dia de aula levará um anjo para enfeitar o seu Natal: pode ser colado na porta, ficar no quarto, colado na árvore de casa, servir de presente para alguém especial etc.

No dia da retira completamos a árvore com bolinhas e os outros enfeites!

O professor também pode confeccionar anjos em escalas maiores para colar na parede ou na ponta da árvore, simulando a estrela!



Nossa história enfatiza que o Natal é tempo de também valorizar a amizade e de estarmos com quem amamos. Essa é a missão dos anjos!
Eles mostram que as coisas simples e fácies de fazer, além de ficarem belas, servem para nos lembrar dos momentos que vivemos com nossos amigos e com nossa família.
São um presente coletivo, pois todos podem admirá-los e lembrar o valor das amizades e dos momentos que vivenciamos com pessoas queridas!

Felizes Anjinhos!



MARTINS, Leandro Wendel - Cavalo Marinho - Tela Digital 2012

O Projeto Tela Digital publicará novas coleções e ideias para que vocês possam escolher temáticas mais adequadas ao contexto do curso que ministram.

Esta semana o tema vem do fundo do mar e traz uma maneira divertida para abordar os animais que habitam os mares e sua importância para o equilíbrio ambiental.

MARTINS, Leandro Wendel - Tubarões - Tela Digital 2012

Representar por meio da arte e explorar a publicação dos trabalhos valorizará o conteúdo estudado. Sabemos que o desenvolvimento de habilidades depende diretamente do comando do professor, então o encaminhamento trará o norte necessário ao seu projeto.

Os relacionamentos com os valores são favorecidos em relação aos animais marinhos e a forma ética no tratamento dos motivos para preservação, bem como, atitudes do cotidiano que podem contribuir com este processo.

MARTINS, Leandro Wendel - O Pescador - Tela Digital 2012.

As publicações sempre trarão uma ideia que permite plena adaptação ou nova criação do professor, desta forma, não desviarão o foco e o andamento de seu curso.


MARTINS, Leandro Wendel - Arraias - Tela Digital 2012

MARTINS, Leandro Wendel - Mar - Tela Digital 2012


MARTINS, Leandro Wendel - Estrela do Mar - Tela Digital 2012

MARTINS, Leandro Wendel - Lula - Tela Digital 2012

MARTINS, Leandro Wendel - Peixe - Tela Digital 2012

MARTINS, Leandro Wendel - Serpente Marinha - Tela Digital 2012

MARTINS, Leandro Wendel - Orcas - Tela Digital 2012

MARTINS, Leandro Wendel - Peixes - Tela Digital 2012

MARTINS, Leandro Wendel - Golfinhos - Tela Digital 2012

MARTINS, Leandro Wendel - Água Viva - Tela Digital 2012

MARTINS, Leandro Wendel - Os Corais - Tela Digital 2012

MARTINS, Leandro Wendel - Vidas do Mar - Tela Digital 2012






Há coisas que só Freud explica e outras que só Freud pintou!

Claro que um era avô e o outro o neto.  

Lucian Michael Freud (Berlim8 de dezembro de 1922 - Londres20 de julho de 2011) foi um pintor nascido na Alemanha e naturalizadobritânico em 1939[1].

Apesar da indicação de não cobertura de todo o artigo a Wikipedia ainda traz uma ótima referência do Artista.



Suas obras valorizavam as pessoas que retratava em cenas do cotidiano, mas vale para o ambiente escolar a seleção do que será adequado apresentar aos alunos.

A primeira parte dessa exposição do Tela Digital sugeri o estudo das obras e da história de Lucian Freud. O importante e embasar os alunos antes do trabalho de apreciação e leitura das obras.

Para que isso ocorra de maneira concreta e que a vivência seja real, sugiro um "WEBPASSEIO" (Um tour virtual por museus e blogs que expões obras do pintor).

Alguns links trazem Realismo demais e a moderação será necessária:





Claro que a maioria dos links são realmente mais adequadas aos professores, ou requerem avaliação prévia em relação ao que será exibido aos alunos.



O segundo momento que pode ser regado com releituras das obras do pintor ou com livre criações dos alunos.

Na mostra da coleção "Faces" a proposta de trabalho evolve alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A criação de textos verbais (Orais e pequenos textos escritos) e não verbais, por meio de uma dinâmica interdisciplinar e que envolva a publicação.

MARTINS, Leandro Wendel - Saara - Tela Digital 2012

Neste contexto os alunos criarão arte dentro de suas capacidades e com a finalidade de construírem uma exposição. O estudo de outros artistas e de como ocorreram suas exposições permitirá a construção de base para organizarem uma exposição com auxilio (Mediação) do professor.


MARTINS, Leandro Wendel - Cara limpa - Tela Digital 2012.

As faces podem ser produto de criação ou até mesmo retratos, tudo dependerá das habilidades que os alunos já possuem em relação ao desenhar e retratar. 

Sempre é necessário relembrar que nos dias de hoje a arte é para ser vivida (Criada) e não apenas copiada como fazíamos no passado. As técnicas são importantes e validas, mas o objetivo principal deste projeto é desenvolver o gosto pela apreciação artística, o hábito de valorizar passeios culturais, a capacidade criar e finalizar projetos, a competência leitora, o empreendedorismo e o prazer de criar, pintar e publicar.


MARTINS, Leandro Wendel - Tristão - Tela Digital 2012.

O importante não é ser melhor ou igual ao artista, mas ser capaz de criar, tentar e reinventar seus próprios limites.
Mais Imagens das telas de Lucian Freud:






Telas restantes da coleção Faces:

MARTINS, Leandro Wendel - Galeria - Tela Digital 2012.


MARTINS, Leandro Wendel - Borrão - Tela Digital 2012

MARTINS, Leandro Wendel - Alienígena - Tela Digital 2012 

MARTINS, Leandro Wendel - Robô - Tela Digital 2012


MARTINS, Leandro Wendel - Carvoeiro - Tela Digital 2012


MARTINS, Leandro Wendel - Beijos - Tela Digital 2012


MARTINS, Leandro Wendel - Bate Papo - Tela Digital 2012


MARTINS, Leandro Wendel - Boy - Tela Digital 2012


MARTINS, Leandro Wendel - Dupla Face - Tela Digital 2012

As duas imagens são uma mistura das outras telas e servem como exemplo para criação de jogos e outras formas de dinâmicas.

Isso pode representar ações em sala de aula ou até servirem para construção de brindes para presentearem os visitantes da exposição.









O Projeto Tela Digital sugeri o contar histórias por meio de telas que os próprios contadores (Alunos) criam.
Essas criações podem ter um motivo (Temática) ou construídas com imagens abstratas, como no caso da coleção Abstraia.
Trabalho com softwares livres que não geram custo e isso auxilia na socialização do projeto.

Etapas:

1. Planejamento - Certamente que temos que calcular o tempo do projeto em cada fase de execução, portanto essa é uma etapa primordial para o sucesso de seu projeto. Calcule: Número de aulas para cada fase, veja se a abordagem pode ser interdisciplinar, quais atividades podem ficar fora do horário escolar e a importante etapa da publicação (Exposição e contações de histórias);

2. Baixe e teste os softwares que escolheu para o desenvolvimento (As sugestões de projeto estão dispostas após a apresentação das coleções.);

3. Defina uma temática que favoreça o conteúdo que será trabalhado no curso. Justifique quais os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais serão abordados durante o projeto;

4. Crie uma aula de apresentação do projeto e aceite sugestões dos alunos, pois eles precisam engajar (querer);

5. Prepare uma dinâmica para formação das equipes e confecção do plano de cada uma;

6. Execute com os alunos o processo de criação e defina a maneira de publicação (Exposição, contações de histórias, feira etc.);

7. Acompanhe o desenvolvimento do projeto e prepare os convites para o evento;

8. Finalize a produção das telas e do evento;

9. Avalie dentro do programa do curso que ministra. O conceito é necessário, mais o sentido de observação e diagnóstico para prognósticos é fundamental;

10. Registre com fotos e vídeos para compor um portfólio da turma.

Esse projeto é realmente para você contextualizar e cria e não uma receita inflexível.
Portanto, crie e abuse da criatividade de seus alunos, mas com objetivos e conteúdos!




Coleção Abstraia

Banner Abstraia

A coleção apresenta telas que não possuem nomes. Isso ocorre para que os alunos possam interpretar sem  nenhuma influência.
Criar, observar e descrever sua interpretação da imagem na primeira etapa e contar uma história incluindo a imagem na segunda etapa.

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.


MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.


MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.

MARTINS, Leandro Wendel. Abstraia - Tela Digital 2012.




Coleção - É Carnaval e que tal?





MARTINS, Leandro Wendel. Sintésamba - Tela Digital 2012.


Caros,

O "Arte no Tablet" sugeri o projeto canaval.

Nosso enredo: "É Carnaval e que tal?"

A sugestão é que trabalhem o projeto inteiro com os alunos, independente da faixa etária. Valorizando a cultura popular de nossa terra e destacando os pontos positivos da festa.

Criando um cronograma e deixando a imaginação aflorar, podemos: Criar um samba; estudar os benefícios financeiros e sociais do carnaval; criar fantasias; alegorias e daí por diante.

A publicação pode ser um desfile da agramiação da escola!




MARTINS, Leandro Wendel - O destaque - Tela Digital 2012


Cada agremiação possui uma história e as tradições do samba são fonte de estudo da influência africana em nossa cultura.


Vale pesquisar muito e buscar histórias que ajudem a contar uma boa história (Enredo).




MARTINS, Leandro Wendel - Estandarte - Tela Digital 2012.




O enredo do Tela digital trata justamente da festa do carnaval, e a letra do samba conta um pouco de como entendemos essa tradição:


É carnaval e que tal?
Ver as cores de um povo guerreiro,
Num imenso e belo cruzeiro
Arco-íris de gente à brilhar.

Verdades e mitos,
Neste grande teatro da vida!
A história é cantada em cores,
E o futuro traz novos atores

Na festa da alma,
Plebeus viram reis!
Pavilhões são coroados,
pelos naipes de amor!

E o pudor?
O Pudor se perdeu na velhice,
Hoje é dia da "antichatice".
O tudo é lindo e tem seu valor!

Vem, vem com a gente e sorria,
Vista sua fantasia,
E no pulsar da bateria,
Vem com a gente, vem sambar!

Tô delirando de alegria,
Vou cair nesta folia.
Batucando noite e dia,
Dia e noite sem parar! bis

Por quê?
É carnaval... retoma



MARTINS, Leandro Wendel - Monasamba - Tela Digital 2012


No Brasil o carnaval não é a festa da carne, mas é a da alma, pois a felicidade de nossa gente faz com que brinquemos com alegria. Isso revela o estado de espírito que temos, nossa alma!


Nestes momentos o povo forma um verdadeiro cruzeiro, comtemplado por um grande arco-íris de gente que brilha por conta da felicidade.

O movimento sempre conta histórias, as vezes resgatando o passado. Mas muitas são criadas no campo da ficção.





MARTINS, Leandro Wendel - Erê da Mantiqueira - Tela Digital 2012.



O Semba angolano misturou-se à polca pelas mãos de Chiquinha Gonzaga. Caiu no gosto popular e sonorizou os guetos do Rio, de São Paulo e Salvador.

Nossa festa incorporou novidades e manteve tradições.

A cultura passada por gerações sempre revela novos atores, pois a paixão pelo samba é algo contagiante.




MARTINS, Leandro Wendel - Folião - Tela Digital 2012.

Brincar o carnaval!

Esta é a expressão que deve somar ao conceito de carnaval.

Uma brincadeira saudável e repleta de gente feliz.

Isso forma o conceito de festa da alma, onde os plebeus (Povo) virão reis por alguns dias. Exibem fantasais e dão um show de ginga (Nossa cultura).



MARTINS, Leandro Wendel - A fantasia de formiga - Tela Digital 2012.


 Podemos viajar, virando as mais diversas personagens da história e da ficção!

Tudo é posível com a criatividade de quem cria os naipes de amor.

Naipes no samba: Formação da bateria com músicos especialistas (Naipe de tamborim etc).




MARTINS, Leandro Wendel - A cigana - Tela Digital 2012.



Separar o carnaval do mítico é como tentar separar os ingredientes de um bolo depois de assado.


Uma ótima oportunidade para trabalharmos os valores da diversidade cultural.




MARTINS, Leandro Wendel - Mídia - Tela Digital 2012


A questão da mídia proporciona um excelente debate, pois foi o carnaval que buscou a mídia ou o contrário.

Quem influência mais e provoca mudanças na festa?


O Pudor é algo sempre presente nas ações sociais, porém ele não é uma fonte de preconceito?

MARTINS, Leandro Wendel - O troféu - Tela Digital 2012


Ganhar ou brincar?


Como fica a diversão diante do concurso?


Por isso, vem com a gente e sorria. Vista e sinta sua fantasia, mergulhe no pulsar da festa e sambe com nossa gente.



MARTINS, Leandro Wendel - A Máscara - Tela Digital 2012



O delirar faz parte das festas de várais culturas e a máscara representa essa diversidade.


Cobrir o rosto com máscaras simboliza o representar.


Este é o convite!


Seja um ator!



MARTINS, Leandro Wendel - Baiana - Tela Digital 2012.


As baianas representam a tradição nas escolas de samba.

São como anjos que trazem segurança, respeito e fé.

Elas fazem parte do carnaval, porque só é carnaval com baianas!


O software Magic Doodle foi utilizado para as pinturas no tablet. São feitas com os dedos e utilizando apenas os recursos do aplicativo.

Vocês podem utilizar inúmeras técnicas em sala de aula e a ideia central é a publicação, ou seja, incorporar novidades ao cotidiano que contemplem os conteúdos, desenvolvam habilidades e trabalhem valores, mas que tenham significado.  O publicar ajuda muito nessa questão.


Coleção - Lugares, Bichos e Flores


MARTINS, Leandro Wendel. O RIO DE CÁSSIA
Tela Digital 2011.


Caros Amigos,

Gostei da brincadeira e resolvi brincar de fazer exposição... risos

Olha que bacana para realizarmos com os alunos!

MARTINS, Leandro Wendel. O PÁSSARO DE RETALHOS
Tela Digital 2011.



MARTINS, Leandro Wendel. A RAPOSA DE RETALHOS
Tela Digital 2011.

MARTINS, Leandro Wendel. O MACACO TROPICALISTA
Tela Digital 2011.



MARTINS, Leandro Wendel. O PEQUINES
Tela Digital 2011.





MARTINS, Leandro Wendel. PRIMEIRA FLOR
Tela Digital 2011.





MARTINS, Leandro Wendel. SEGUNDA FLOR
Tela Digital 2011.




MARTINS, Leandro Wendel. PALHACITOS
Tela Digital 2011.